Falta de estrutura em escolas: como cumprir as medidas preventivas contra a Covid-19?

Falta de estrutura em escolas: como cumprir as medidas preventivas contra a Covid-19?










Falta de estrutura nas escolas dificulta o cumprimento das medidas contra a Covid-19
Falta de estrutura nas escolas dificulta o cumprimento das medidas contra a Covid-19
Foto: Pixabay

 

No Brasil o início do ano letivo vem carregado de preocupações. A falta de estrutura nas escolas brasileira faz com que estudantes fiquem fora das escolas por mais e os prejuízos de aprendizagem aumentem.

Além das dificuldades trazidas pelo ensino híbrido, adotado por alguns estados, ainda existe a questão da falta de estrutura nas escolas.

 

Problemas de falta de estrutura nas escolas


Para a reabertura das instituições de ensino foi exigida a elaboração de um protocolo contendo medidas preventivas contra a Covid-19. Atitudes como disponibilização de álcool em gel, conscientização da importância de lavar as mãos, uso de máscaras e redução da quantidade de alunos nas salas de aula, são responsabilidades das escolas.

Para aquisição dos itens de higiene e limpeza são necessários recursos que na maioria das vezes as escolas não possuem. Portanto o cumprimento das medidas preventivas se torna cada vez mais difícil. A pandemia impossibilitou que as escolas realizasse atividades costumeiras como promoções, por exemplo. Os recursos recebidos dos órgãos competentes nem sempre são suficientes para pagar os gastos com a aquisição dos produtos exigidos.

Dados do Ministério da Educação apontam que existem no Brasil mais de 3 mil escolas sem água encanada.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef afirmam que a cada dez escolas brasileiras, quatro não têm oferecem estrutura para que os estudantes possam lavar as mãos.


Além das dificuldades financeiras as instituições de ensino lutam contra outro fator que dificulta todo esse processo: a falta de recursos humanos. Existem escolas onde a demanda de servições não é preenchida. Faltam profissionais para o desempenho de diversas funções.

Em meio a todas essas dificuldades as escolas terão o compromisso de cuidar dos alunos para que não se contaminem.   Dessa forma  o prejuízo para os estudantes é extremamente grande.


 
Fonte: G1

 

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem